O Conselho Nacional de Saúde (CNS) está realizando de 28 de novembro, até 1º de dezembro de 2017, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). O evento pretende reunir cerca de 2 mil pessoas em Brasília para a criação de uma política nacional que fortaleça as ações de vigilância em saúde no SUS.

Serra Preta está entre os 19 municípios baianos que conseguiram eleger delegados para representar o estado e entre os três da macrorregião. A representação fica sob a responsabilidade de Roberto Mello, veterinário e coordenador da Vigilância Sanitária na Secretaria Municipal de Saúde. Na etapa estadual, três propostas levadas pelo município foram aprovadas.

“Fizemos uma Conferência de Vigilância em Saúde, etapa municipal, bem qualificada. Nossas propostas foram aceitas na etapa estadual na íntegra, sendo duas delas encaminhadas para a etapa nacional. O sanitarista Roberto Mello, representou o município de Serra Preta. O dinamismo e a qualificação que ele tem foi determinante na defesa das propostas. Estamos de parabéns” afirmou o secretário de Saúde Sérgio Moreira.

A vigilância em saúde inclui vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível obter informações e intervir para reduzir riscos de doenças e promover a qualidade de vida.

COMPARTILHAR